Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância (minicurso presencial)


Curso Presencial
Turma 03
Data: 02 de Setembro de 2017 (sábado)
Horário: 9:00 - 16:00
Local: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3005 casa nº6. São Paulo/SP.
Auditório Inaci/Finaci

Descrição

Explora diferentes tipos de metodologias ativas de ensino, que convidam os alunos a uma posição de maior responsabilidade na condução de seu processo de aprendizagem, promovendo assim sua autonomia. Pode-se dizer que a proposta de learning-by-doing representa, ao menos em parte, o que se concebe como metodologias ativas.

Objetivos

Capacitar o aluno a atuar no planejamento e na utilização de metodologias ativas em projetos de educação presencial e/ou a distância.

Professor

João Mattar

Público-Alvo

Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Data e Horário 

Data: 02 de Setembro de 2017
Horário: 9:00 - 16:00

Local

Auditório Inaci/Finaci
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3005 casa nº 6. São Paulo/SP.

Programa

1.      Introdução

2.     Blended Learning

3.     Método de Caso

4.     Aprendizagem baseada em Problemas

5.     Aprendizagem baseada em Games e Gamificação

6.     Aprendizagem baseada em Projetos

7.     Sala de Aula Invertida

8.     Colaboração: Peer Instruction e Avaliação por Pares

9.     Autoavaliação e Portfólios

10.   Design Thinking

11.   Dramatização

12. Aprendizagem baseada em pesquisa

13. Conclusão

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso


O aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 06 (seis) horas.


Bibliografia

ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Papirus: São Paulo, 2016.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2017.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2010.

MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

MELARÉ, Daniela. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

VICKERY, Anitra. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.

Esses livros serão utilizados como referências durante o curso, mas não é obrigatório comprá-los. Vários outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso.

Valor

R$ 249,00 (Duzentos e Quarenta e Nove Reais) em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 3 vezes sem juros )



ou com desconto de mais de 10% - R$ 219,00 (Duzentos e Dezenove Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.



0 comentários:

Postar um comentário

comentários, dúvidas, contribuições...