Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Escrita Empresarial


Curso Online
Inicio: 09 de Maio de 2017
Turma 1

Descrição

Com a crescente competitividade que caracteriza o mundo empresarial, a comunicação bem-sucedida é pré-requisito para o sucesso das organizações. Neste curso são abordados tópicos importantes para o aprimoramento da produção de textos escritos, que acabam por fazer parte da imagem das empresas e de seus funcionários. Por ser ministrado a distância, por meio da plataforma Moodle, é possível realizar o curso em qualquer local e horário.

Objetivos

Aprimorar o uso da linguagem no contexto corporativo e revisar aspectos linguísticos que atendam aos padrões da norma culta, de modo a valorizar a imagem da empresa.

Professor

Andrea Pisan Soares Aguiar
Mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP; professora convidada em cursos a distância na mesma instituição; revisora de textos. É membro ativo do grupo de pesquisa Texto, Leitura e Escrita (PUC-SP/CNPq).

João Mattar
Pesquisador, Professor e Orientador de Mestrado e Doutorado no TIDD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP.

Público-Alvo

Profissionais de qualquer área de conhecimento que necessitam elaborar textos escritos no ambiente corporativo ou se comunicar com o público interno e/ou externo da empresa.

Duração e Dedicação

10 semanas (09 de Maio a 18 de Julho de 2017)

Para acompanhar a exposição dos conteúdos e a realização das atividades, o aluno deverá dispor de aproximadamente 4 horas semanais.

Pré-Requisito

O aluno deve ter noções básicas de uso de computadores e da Internet.

Programa
  1. O texto no contexto empresarial.
  2. O e-mail e outros textos corporativos.
  3. A escrita objetiva e clara.
  4. Coerência: a articulação das ideias dá sentido ao texto.
  5. As novas regras de ortografia.
  6. Houve ou houveram? Meio ou meia? Casos de concordância nominal e verbal.
  7. Um acento pode mudar tudo! A crase.
  8. A preposição indica o sentido: casos de regência nominal e verbal.
  9. Onde fica o pronome? Falando sobre colocação pronominal.
  10. Vícios e dificuldades da língua.

Atividades

A cada semana será apresentado conteúdo teórico e suas respectivas atividades, que podem ocorrer de forma individual ou em grupo. A interação entre aluno e professor e entre alunos ocorrerá por meio de recursos como fórum, chats, aplicativos e/ou redes sociais, nos quais os participantes desenvolverão discussões e apresentarão reflexões e dúvidas, a fim de que possam construir o conhecimento de forma colaborativa.

Avaliação e Certificado

O aluno será avaliado de modo contínuo, considerando-se seu desempenho satisfatório na realização das atividades e nas interações por meio dos fóruns, chats, aplicativos e/ou redes sociais. A realização de, no mínimo, 75% das atividades conferirá ao aluno certificado com a indicação de carga horária de 40 horas.

Bibliografia Básica

BECHARA, E. O que muda com o novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Lucerna, 2008.

CUNHA, C. CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2007.

FLATLEY, M.; RENTZ, K.; LENTZ, P. Comunicação empresarial. 2. ed. São Paulo: McGrawHill, 2014.

FERREIRA, M. Aprender e praticar gramática. São Paulo: FTD, 2010.

GOLD, M. Redação empresarial. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

MOTTA, A. A. O e-mail como instrumento de trabalho. São Paulo: Clube de Autores [ebook], 2016. 

SALVADOR, A. Para escrever bem no trabalho – do WhatsApp ao relatório. São Paulo: Contexto, 2015.

TERCIOTTI, S. H.; MACARENCO, I. Comunicação empresarial na prática. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Vários outros livros, artigos, sites, blogs etc. serão indicados como fontes de consulta durante o curso. Não é necessário adquirir os livros indicados na bibliografia.

Software

O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.

O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.

Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.

Valor

R$ 239,00 (Duzentos e Trinta e Nove Reais) em cartão de crédito


ou com desconto de mais de 10% - R$ 215,00 (Duzentos e Quinze Reais) para pagamento à vista por depósito bancário.

0 comentários:

Postar um comentário

comentários, dúvidas, contribuições...